Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Rybakina vence Sabalenka e conquista o Australian Open pela 1ª vez

Rybakina vence Sabalenka e conquista o Australian Open pela 1ª vez

Elena Rybakina voltou a ser algoz de Aryna Sabalenka em nova grande decisão. Neste sábado (31/1), em Melbourne, a tenista do Cazaquistão derrotou novamente a líder do ranking mundial, desta vez na final do Australian Open, e conquistou de forma inédita o título do Grand Slam que abre a temporada.

Campeã de Wimbledon em 2022 e atual número 5 do mundo, Rybakina superou a bielorrussa por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/4, após 2h18 de partida no Rod Laver Arena.

A vitória veio de forma emblemática, quando a cazaque virou o terceiro set após sair perdendo por 3/0.

A derrota marca mais um capítulo amargo para Sabalenka, que disputou sua quarta final consecutiva em Melbourne, mas deixou a quadra cabisbaixa pelo segundo ano seguido.

Em 2024, ela havia sido superada pela americana Madison Keys na decisão.

2 imagens

Elena Rybakina

Rybakina vence Sabalenka e conquista o Australian Open pela 1ª vez - imagem 1
1 de 2Robert Prange/Getty Images
Elena Rybakina
2 de 2

Elena Rybakina

Mark Avellino/Anadolu via Getty Images

Início dominante

Rybakina começou a partida impondo ritmo desde os primeiros games. Com devoluções profundas e um saque eficiente, quebrou o serviço da número 1 do mundo logo no início do primeiro set e manteve Sabalenka constantemente desconfortável.

Mesmo pressionada no oitavo game, a cazaque salvou dois break points e confirmou o serviço no décimo game para fechar a parcial em 6/4 — o primeiro set perdido por Sabalenka desde o WTA Finals de 2025.

No segundo set, a bielorrussa elevou o nível. Mais agressiva, passou a comandar os pontos do fundo de quadra e, após manter o equilíbrio durante quase toda a parcial, conseguiu a quebra decisiva no décimo game para vencer por 6/4 e levar a decisão para o terceiro set.

Virada no momento decisivo

O set final começou com amplo domínio de Sabalenka, que confirmou seus games de saque com facilidade e abriu 3/0.

A partir do quinto game, a cazaque passou a arriscar  nas devoluções, quebrou o saque da adversária e igualou o placar em 3/3.

A sequência abalou Sabalenka, que caiu de rendimento e viu Rybakina vencer cinco games consecutivos. Com um ace no último ponto, a cazaque fechou o set em 6/4 e garantiu o título inédito em Melbourne.

Impacto no ranking

Com a conquista, Rybakina soma o segundo título de Grand Slam da carreira e amplia a excelente fase no circuito. Desde Wimbledon, ela é a tenista com mais vitórias na temporada, acumulando 20 triunfos nas últimas 21 partidas.

Apesar da derrota, Sabalenka segue como número 1 do mundo. Já Rybakina deve subir posições e aparecer entre as três melhores do ranking da WTA a partir da próxima atualização.

A final feminina coroou mais uma edição intensa do Australian Open, que ainda terá neste domingo a decisão masculina entre Carlos Alcaraz e Novak Djokovic.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Saída dos EUA da OMS ameaça décadas de avanços na África

Os Estados Unidos causaram um grande abalo no sistema global de saúde ao oficializarem a…

MPF recomenda que aposentados sejam prioridade em ressarcimento do Master

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou, nessa terça-feira (3/2), que os aposentados e pensionistas que…

especialistas debatem rumos da regulação da IA no Brasil

O avanço da inteligência artificial no Brasil já influencia decisões econômicas, políticas públicas e o…