A final da Copa Super 8 do Novo Basquete Brasil (NBB) promete agitar os amantes do basquete brasileiro no fim de semana. Neste sábado (31/1), às 17h, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo, o mandante Esporte Clube Pinheiros enfrenta o KTO Minas em um embate que vale muito para as duas equipes.
A partida vale o troféu da Copa Super 8 e, principalmente, uma vaga direta no Caminho das Américas da Basketball Champions League Americas (BCLA), o principal torneio continental de clubes.
O Pinheiros chega à sua primeira final da competição com campanha impressionante em casa e o apoio da torcida. Sob o comando do técnico Gustavinho De Conti, o time paulista terminou o primeiro turno como um dos líderes e mostrou força no mata-mata. Superou o Paulistano nas quartas e, na semifinal, venceu o Sesi Franca por apertados 82 x 79, em jogo emocionante no Poliesportivo.
“Conseguimos fazer o jogo chegar igual no final e o Pinheiros conseguiu terminar bem”, disse o técnico pinheirense.
O destaque absoluto da equipe é o ala Sloan, um dos jogadores mais eficientes da liga, decisivo e com médias altas de pontos e rebotes. O equilíbrio entre defesa sólida e transições rápidas tem sido a marca do Pinheiros, que busca o primeiro título da temporada e quebrar a hegemonia de potências tradicionais.
Do outro lado, o KTO Minas chega embalado após eliminar o Flamengo no Maracanãzinho. Na semifinal, os mineiros dominaram o jogo e venceram por expressivos 93 x 80, com defesa sufocante e aproveitamento de 50% nos arremessos de três pontos. Liderados pelo técnico Leo Costa, o time de Belo Horizonte mostra maturidade coletiva e força no garrafão – um dos pontos que deve ser peça-chave na final.
O Minas já foi campeão da Super 8 em 2022, mas busca repetir a dose e consolidar-se como protagonista na temporada 2025/26. Jogadores experientes e o banco forte (que marcou muitos pontos nas fases anteriores) dão confiança à equipe mineira, mesmo atuando fora de casa.
“Um adversário dificílimo, que não à toa terminou em primeiro lugar na fase de classificação. Eles têm a vantagem do mando de quadra, de jogar ao lado da sua torcida, então vai ser extremamente desafiador para nós, temos consciência disso. É um time que joga fisicamente muito forte, então a gente precisa igualar isso para conseguirmos esse bicampeonato para o KTO Minas”, analisou o técnico Léo Costa.
Onde assistir
A transmissão será ao vivo pelo sportv, YouTube oficial do NBB CAIXA, NBB BasquetPass e canais parceiros.
Caminho até a final
Pinheiros Quartas: Pinheiros 114 x 108 Paulistano Semifinal: Pinheiros 82 x 79 Sesi Franca
KTO Minas Quartas: Minas 87 x 79 Corinthians Semifinal: Flamengo 80 x 93 Minas