Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Foragido, Ramagem diz que pedido de extradição apontará abusos do STF

Foragido, Ramagem diz que pedido de extradição apontará abusos do STF

Foragido da Justiça brasileira e vivendo nos Estados Unidos desde setembro do ano passado, o ex-deputado federal Alexandre Ramagem afirmou que o pedido de extradição feito pelo Brasil será uma oportunidade para demonstrar o que classifica como “abusos, ilegalidades e perseguição política” por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Vocês acham que eu não tenho capacidade e experiência jurídica, criminal e política para demonstrar numa corte americana que houve essa completa ilegalidade, abuso de autoridade e abuso de poder pelo STF? (…) Esse pedido de extradição era mais do que esperado. E é exatamente por isso que eu estou nos Estados Unidos, que ainda é um país que tem suas bases institucionais, democráticas, republicanas, com o devido processo funcionando”, disse Ramagem em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (30/1).

Assista:

Na gravação, o ex-parlamentar afirma que a tramitação do pedido permitirá que ele apresente sua versão dos fatos às autoridades norte-americanas. Ramagem sustenta que foi condenado sem o devido processo legal e que houve invenção de provas e de crimes com motivação política.

“Se me derem ouvidos nesse procedimento, e eu sei que darão, eu conseguiria demonstrar todas essas ilegalidades de um juiz com motivações políticas, violador de direitos humanos, de uma jurisdição que não é democrática, que persegue um segmento político de direito, inventando provas nesse sentido”, declarou.

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem
1 de 4

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Foragido, Ramagem diz que pedido de extradição apontará abusos do STF - imagem 2
2 de 4Fellipe Sampaio/STF
Alexandre Ramagem fugiu para os EUA em setembro, após ser condenado por tentativa de golpe de Estado
3 de 4

Alexandre Ramagem fugiu para os EUA em setembro, após ser condenado por tentativa de golpe de Estado

Gustavo Moreno/STF

Alexandre Ramagem (PL-RJ)
4 de 4

Alexandre Ramagem (PL-RJ)

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Pedido de extradição

O Ministério da Justiça informou ao STF, na quarta-feira (28/1), que o pedido de extradição contra Ramagem já havia sido encaminhado aos Estados Unidos, como adiantou a colunista do Metrópoles Manoela Alcântara. A solicitação foi enviada ao Departamento de Estado (DoS), por meio de nota verbal, junto com a documentação formalizada desde o dia 30 de dezemebro de 2025.

A comunicação oficial ocorreu após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, à Secretaria Judiciária para que pedido fosse remetido ao MJ com documentos necessários para formalizar o pedido de extradição de Ramagem, nos termos do Tratado de Extradição com os Estados Unidos da América.

Alexandre Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão por participação em trama golpista. A condenação transitou em julgado em 25 de novembro de 2025. Antes do cumprimento da pena, porém, ele deixou o país.

Diante da confirmação de que o ex-deputado está em território norte-americano, Moraes determinou o envio da documentação exigida pela Lei nº 13.445/2017, incluindo informações detalhadas sobre os fatos criminosos, a identidade do extraditando, os dispositivos legais aplicáveis, a pena e a prescrição.

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Jair Bolsonaro (PL), Ramagem também é alvo de investigação da Polícia Federal, que apura de que forma ele saiu do Brasil. A suspeita é de que tenha deixado o país de forma clandestina pela Guiana, seguindo para Miami, nos Estados Unidos.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Saída dos EUA da OMS ameaça décadas de avanços na África

Os Estados Unidos causaram um grande abalo no sistema global de saúde ao oficializarem a…

MPF recomenda que aposentados sejam prioridade em ressarcimento do Master

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou, nessa terça-feira (3/2), que os aposentados e pensionistas que…

especialistas debatem rumos da regulação da IA no Brasil

O avanço da inteligência artificial no Brasil já influencia decisões econômicas, políticas públicas e o…