O presidente do Banco de Brasília (BRB), Nelson Antônio de Souza, pediu que o presidente do Conselho de Administração (Consad) do BRB, Marcelo Talarico, saia do cargo. Talarico, porém, se negou a deixar a função.
Talarico integra o Consad há sete anos anos e ocupa a cadeira de presidente desde 2022. O mandato dele se encerra em 2026. Em março do ano passado, o gestor também assumiu a chefia do Comitê de Auditoria do BRB.
Nelson Antônio de Souza tomou posse no cargo de presidente do BRB em novembro de 2025, logo após a Operação Compliance Zero, que investiga suposta fraude em carteiras de crédito adquiridas do Banco Master. Desde então, ele tem feito alterações nos principais cargos da instituição. Pediu a Talarico que adiantasse a saída, mas o presidente do conselho negou e pretende concluir o mandato.


Plenário da CLDF aprova Nelson Souza para cargo de presidente do BRB Metrópoles

Nelson Souza, ex-presidente da Caixa, será indicado presidente do BRB
Reprodução/Linkedin
O interesse na vaga decorre do fato de que o Conselho de Administração é um colegiado independente importante no quadro do BRB. Ao grupo cabe, por exemplo, fixar atribuições e fiscalizar gestão da diretoria e subsidiárias, além de manifestar-se sobre relatórios, contas dos diretores e aprovação da nomeação de executivos.
À reportagem, Talarico afirmou que o Consad está em posição hierárquica acima da diretoria, e que os integrantes podem ser destituídos por assembleia de acionistas.
“Em empresa de capital aberto, mesmo em uma de economia mista (estatal) como é o caso do BRB, o Conselho de Administração é hierarquicamente superior à diretoria executiva, é inclusive quem nomeia e dá posse aos diretores. Os conselheiros têm mandato, são nomeados e podem ser destituídos por Assembleia de Acionistas a qualquer momento tempo, como determina a Lei 6.404/76”, informou.
Procurador, o BRB não quis se manifestar.