Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaques
  • Rui Costa: redução de tarifas dos EUA é resultado da atuação do governo

Rui Costa: redução de tarifas dos EUA é resultado da atuação do governo

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, celebrou a redução das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos sobre produtos agrícolas. Em publicação nas redes sociais na noite dessa sexta-feira (14/11), o ministro classificou o ato como uma “vitória do Brasil”.

“Os Estados Unidos anunciaram a retirada de taxas sobre diversos produtos brasileiros — uma decisão que reforça a força do nosso país no cenário internacional”, escreveu o ministro.

Rui Costa destacou a atuação do governo brasileiro, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para tentar derrubar o “tarifaço”. A ordem executiva assinada por Donald Trump reduz apenas a taxa adicional de 10% sobre produtos como o café, carne bovina, banana e açaí.

“Essa conquista é resultado da atuação firme e estratégica do governo do presidente @LulaOficial , que segue defendendo a soberania e os interesses do Brasil em todas as mesas de negociação”, disse.

✨ Vitória para o Brasil!

Os Estados Unidos anunciaram a retirada de taxas sobre diversos produtos brasileiros — uma decisão que reforça a força do nosso país no cenário internacional.

Essa conquista é resultado da atuação firme e estratégica do governo do presidente…

— Rui Costa (@costa_rui) November 14, 2025

Leia também
  • Brasil

    Lula vai se reunir com Rui Costa nesta 4ª para debater situação do Rio
  • Brasil

    Rui Costa sobre tarifa zero no transporte público: “Nada programado”
  • Brasil

    Rui Costa sobre fala de Tarcísio de indulto a Bolsonaro: “Lamentável”
  • Brasil

    Rui Costa reforça cobrança por defesa do governo: “Ou fica esquisito”

No entanto, mesmo com a redução, o Brasil ainda continua entre os países mais atingidos pelas sobretaxas aplicadas pelo republicano. A ordem executiva assinada por Trump e divulgada pela Casa Branca reduz apenas a tarifa recíproca de 10%, imposta por ele em 2 de abril deste ano. A taxa adicional de 40%, no entanto, que foi oficializada no final de julho, segue valendo.

Com isso, segundo nota técnica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 73,8% das exportações brasileiras para os EUA continuam sujeitas à tarifa adicional. Antes da revisão divulgada nesta sexta, o percentual alcançava 77,8%, abrangendo 6.037 produtos.

A medida foi divulgada pela Casa Branca um dia após o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se encontrar com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

A reunião ocorreu em meio às negociações para reduzir as tarifas de 50% impostas pelo governo Trump a produtos brasileiros. Ao sair da agenda, o chanceler brasileiro informou que o Brasil havia apresentado uma “proposta geral” para tratar do tarifaço.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Homem morre após contrair raiva transmitida por órgão doado

A morte de um homem após receber um rim infectado pelo vírus da raiva reacendeu…

Ambulante morre após ser atacado por 10 cães dentro de chácara

Um homem morreu após ser atacado por um grupo de dez cachorros, na quinta-feira (4/7),…

Ator sofre mal súbito e morre em estreia no Teatro Municipal de Osasco

O ator Vitor Eduardo Dumont Ferreira, de 25 anos, morreu na noite desse sábado (6/12)…