Search
Close this search box.
  • Home
  • Saúde
  • Por que sentimos fome depois de comer maçã e como evitar a sensação

Por que sentimos fome depois de comer maçã e como evitar a sensação

Incluir maçã na rotina é uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável. A fruta é rica em nutrientes e compostos bioativos poderosos que podem ajudar a prevenir doenças cardíacas e diabetes tipo 2, além de melhorar a saúde digestiva e cerebral. No entanto, algumas pessoas acabam sentindo um efeito indesejado após o consumo dela: fome.

Essa sensação ocorre por uma combinação de fatores, incluindo o horário do consumo e o que a pessoa comeu antes ou junto. Isso porque a maçã é rica em frutose, um tipo de carboidrato simples de rápida absorção.

Quando a fruta é ingerida sem nenhum acompanhamento, especialmente em jejum, rapidamente o açúcar entra na corrente sanguínea, levando a um pico de glicose. Ele cai em seguida, aumentando a sensação de fome.

Por que algumas maçãs dão mais fome que outras?

As diferentes composição de cada maçã provocam reações distintas no organismo. Quanto maior é o nível de frutose e menor é a acidez — como nas maçãs Fuji (mais crocante) e a gala (mais macia) —, mais rápido passa a sensação de saciedade, provocando fome.

Por outro lado, variedades mais ácidas da fruta, como a maçã verde, concentram mais ácido málico e menos açúcar, alterando a resposta do organismo e dando mais saciedade após o consumo.

“Alguns tipos de maçã possuem mais açúcar e menos fibras. Por exemplo, a Fuji tende a ser mais doce do que a verde, que é mais ácida. A quantidade de fibra e o índice glicêmico variam entre os tipos, influenciando na saciedade”, explica a nutricionista Raissa Bomfim, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília.

A maçã ajuda na melhora da saúde digestiva e auxilia no controle do colesterol

Apesar de não ser o fator principal, o ácido málico, composto responsável pelo sabor azedo, também está envolvido no processo. Ele estimula a produção de saliva e sucos gástricos, podendo aumentar o apetite em algumas pessoas.

Horário também influencia

O horário em que a fruta é ingerida também faz diferença. Em jejum ou consumida isoladamente, ela tende a aumentar a sensação de fome em pouco tempo. Porém, quando acompanhada por certos alimentos, o efeito é diferente.

“Comer maçã em refeições ou lanches que contenham proteínas e gorduras atenua esse efeito, mantendo a glicemia mais estável”, destaca o nutricionista Fernando Castro, que atua em Brasília.

Como consumir a fruta sem sentir fome

É possível aproveitar os benefícios da maçã sem sentir mais fome após o consumo. Basta associá-la com os alimentos corretos, como iogurte natural; assá-la com aveia e canela ou servi-la com granola, por exemplo. As combinações equilibram a entrada de nutrientes no organismo e ajudam a manter a energia por mais tempo, além de diminuir o efeito indesejável.

Segundo Raissa, apesar de causar fome em algumas pessoas, a maçã não pode ser vista como vilã na rotina alimentar e sim como aliada. O alimento ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes e problemas cardíacos, além de auxiliar na perda de peso indiretamente.

“A maçã é rica em fibras, especialmente pectina, que auxilia na digestão e pode ajudar a reduzir o colesterol. Ela também possui antioxidantes e compostos bioativos benéficos para a saúde digestiva e cardiovascular, como os polifenóis”, finaliza a profissional.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Funcionária da limpeza de banco salvou homem mantido em cárcere no DF

Após ser mantido em cárcere por 25 dias dentro de uma Kombi, um homem de…

Auditorias apontam caixa-preta em fundos bilionários de alvo da PF

As auditorias realizadas sobre fundos geridos pela Reag Investimentos, gestora da Faria Lima alvo de…

Veja onde assistir a partida entre Bia Haddad e Sakkari no US Open

1 de 3 Beatriz Haddad Maia, do Brasil, reage contra Viktorija Golubic, da Suíça, durante…