Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Lançamento de Federação União Progressita reúne PL, MDB e Republicanos

Lançamento de Federação União Progressita reúne PL, MDB e Republicanos

As cúpulas do União Brasil e do Progressistas (PP) oficializaram nesta terça-feira (29) o lançamento da Federação União Progressista.

O evento de lançamento contou com nomes de destaque das duas legendas, como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o ex-presidente da Câmara e deputado Arthur Lira (PP-AL) e o vice-presidente do União, ACM Neto, ex-prefeito de Salvador.

Também estiveram presentes os ministros Celso Sabino (Turismo), do União, e André Fufuca (Esportes), do PP, e os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e de Roraima, Antônio Denarium (PP).

Além disso, integrantes de outros partidos participaram do lançamento, como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Carlos Portinho (PL-RJ). O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também esteve presente.

Maior bancada na Câmara

A bancada formada pela nova federação será a mais expressiva da Câmara, com 109 deputados, e a segunda maior no Senado, com 14 senadores. Além disso, o grupo reunirá 1.400 prefeitos e 12 mil vereadores em todo o Brasil.

Até o fim de 2026, a federação terá gestão compartilhada entre os presidentes do União, Antonio Rueda, e do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI). Em janeiro de 2026, uma nova diretoria será eleita.

Gestão

Segundo Rueda, a decisão por uma gestão compartilhada entre ele e Ciro Nogueira foi tomada porque os integrantes de ambos os partidos entenderam que a medida trará “mais harmonia” para a federação neste momento. Apesar disso, outros nomes estavam cotados para assumir a presidência compartilhada do grupo, como o de Arthur Lira.

Instituído pelo Congresso Nacional em 2021, o modelo de federações busca permitir que os partidos atuem de forma unificada em todo o país, funcionando como uma única agremiação por quatro anos.

A aliança entre União Brasil e Progressistas deve impactar na disputa eleitoral de 2026. Do lado do União, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, já anunciou sua pré-candidatura à presidência da República. Do lado do PP, uma das apostas é o nome da senadora Tereza Cristina (MS).

“O desejo é que a gente possa ser protagonista na construção de uma candidatura que seja alternativa ao que o Brasil vive hoje com o seu governo. Esse é sentimento dominante dentro da federação. Tudo isso vai ser discutido na hora certa, que é 2026. Até lá, liberdade, apoio e suporte para cada um tocar o seu projeto e crescer”, afirmou ACM Neto em conversa com a imprensa na segunda-feira (28),

 

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Liniker e o medo da solidão

A trajetória de Liniker é uma busca constante pela própria identidade e pelo afeto seguro.…

Homem morre após contrair raiva transmitida por órgão doado

A morte de um homem após receber um rim infectado pelo vírus da raiva reacendeu…

Ambulante morre após ser atacado por 10 cães dentro de chácara

Um homem morreu após ser atacado por um grupo de dez cachorros, na quinta-feira (4/7),…