Salvador —Integrantes do alto escalão do Palácio do Planalto avaliam que a decisão do ministro do STF Flávio Dino de suspender o pagamento de penduricalhos deve levar o presidente Lula a acelerar sua decisão sobre os vetos à proposta que beneficia o Legislativo.
Segundo esses ministros, o consenso é que o petista, que pretendia postergar a analise, deve definir o futuro do projeto entre nos próximos 60 dias, antes de o prazo do STF encerrar.
Ainda de acordo com fontes, Lula ainda não teria definido como agir diante da pressão do Congresso Nacional, já que o projeto sequer chegou à mesa do presidente.


O PT, que deve contar com a candidatura à reeleição de Lula, vem logo depois. Pela projeção, o partido deve receber cerca de R$ 618 milhões.
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Lula na abertura do Ano Judiciário do STF
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Como a coluna mostrou, o chefe do Palácio do Planalto tem sido orientado a evitar atritos com os parlamentares. mas há a possibilidade de Lula vetar trechos da proposta.
Os penduricalhos
A Câmara dos Deputados aprovou, nA terça-feira (3/2), um projeto de lei que cria um novo plano de carreira para os servidores da Casa.
A aprovação da proposta, que estende aos servidores da Câmara a chamada Gratificação de Desempenho e Alinhamento Estratégico (GDAE), tem gerado polêmica por aumentar consideravelmente o salário dos servidores.