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Cratera em SP: Sabesp lança esgoto no Tietê e é notificada pela Cetesb

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) encerrou, neste sábado (28/6) o despejo de esgoto sem tratamento no Rio Tietê para esvaziar a rede no trecho em obras para reparo da cratera na Marginal Tietê. O buraco no asfalto reabriu na madrugada de 11 de maio deste ano, no mesmo ponto onde o asfalto já havia cedido em 10 de abril.

De acordo com a Sabesp, foi preciso realizar uma “manobra emergencial” para esvaziar a tubulação, medida necessária para garantir que técnicos da empresa conseguissem entrar na infraestrutura que fica a 18 metros de profundidade em segurança.

“A manobra possibilitará que as equipes acessem a rede para seguir com o diagnóstico do que levou ao surgimento da cratera na marginal e, posteriormente, executem as obras para a solução definitiva do problema”, diz a empresa.

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Cetesb notificou a empresa nessa sexta (27/6), concedendo prazo de 72 horas para a apresentação de alternativas ao lançamento de esgoto no rio

Reprodução/TV Globo

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De acordo com a Sabesp, foi preciso realizar uma “manobra emergencial” para esvaziar a tubulação

Reprodução/TV Globo

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Cratera na Tietê: alça de acesso será construída para liberar trânsito

Reprodução/TV Globo

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Manobra é pra garantir segurança dos trabalhadores da Sabesp que reparam a cratera na Marginal Tietê, segundo a companhia

Reprodução/TV Globo

Em resposta ao que a Sabesp chamou de manobra, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), notificou a empresa nessa sexta (27/6), concedendo prazo de 72 horas para a apresentação de alternativas ao lançamento de esgoto no rio.

Neste sábado, equipes da Cetesb farão nova vistoria no local, e, na próxima segunda-feira (30/6), está prevista uma reunião técnica da entre a Subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Semil, a Cetesb e a Sabesp para discutir soluções viáveis para a obra em andamento.

“A Cetesb também deve intensificar as inspeções de campo na região, a fim de verificar a existência de outros pontos de lançamento irregulares”, diz nota da companhia.

Cratera aberta há 48 dias

A reabertura de uma cratera na Marginal Tietê completa 48 dias neste sábado (28/6). A abertura do asfalto fica na pista central da via, na altura da saída da Rodovia dos Bandeirantes, a 300 metros da Ponte Atílio Fontana, na zona norte de São Paulo.

A Sabesp informou que, por questões de segurança, ainda não foi possível concluir os serviços na rede de esgoto na área afetada, e não deu um prazo para a conclusão das obras. A previsão inicial para o reparo, divulgada pela companhia em 12 de maio, era de 30 dias.

Segundo a Sabesp, durante a escavação, as equipes identificaram uma fragilidade do subsolo maior do que a prevista a partir das análises de superfície, “o que exigirá trabalho adicional de reforço e contenção para garantir a segurança de todos”.

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Interdição da Marginal Tietê para reparo de cratera deve durar um mês

Reprodução/Redes Sociais

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Cratera na Tietê: alça de acesso será construída para liberar trânsito

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Marginal Tietê é interditada após reaparecimento de cratera

Reprodução/ Redes Sociais

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Cratera que se abriu em abril deste ano

Reprodução/ TV Globo

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Reparo da cratera que se abriu em 10 de abril

Andamento das obras

Até o momento, foram injetados no solo materiais equivalentes a 20 caminhões betoneiras de argamassa e nata de concreto, para assegurar a estabilidade da superfície e a segurança de quem transita ou trabalha na via.

“Os esforços estão concentrados no reforço da contenção do subsolo. Somente após essa etapa será possível retomar os serviços na rede subterrânea com segurança. Quando o solo estiver estável, as equipes acessarão a tubulação por um novo poço, já escavado a 17 metros de distância do ponto original. A partir dele, será possível isolar e desativar a antiga caixa, restabelecendo o funcionamento adequado do sistema”, afirma a Sabesp.

A companhia acrescenta que a segurança dos trabalhadores é prioridade. “Por isso, os serviços subterrâneos só serão retomados quando houver total estabilidade do terreno.” Novos prazos serão divulgados assim que houver condições técnicas para avançar, segundo a empresa.

“A Sabesp pede desculpas pelos transtornos e reforça que todas as ações seguem critérios rigorosos de engenharia, com foco na durabilidade das estruturas, no desempenho hidráulico e na segurança da população”, finaliza a nota.

Veja o esquema da obra: 

Reparo de cratera na Marginal Tietê deve durar um mês, segundo a Sabesp

Alça de acesso

Em razão das obras de reparo da cratera, uma alça de acesso foi construída para ligar a pista local à pista central da Marginal Tietê. Concluída em 18 de maio, a alça vai permanecer operando durante todo o período de obras.

A obra feita em caráter de urgência serviu para liberar o tráfego na região, que tem registrado congestionamentos. A liberação do tráfego nas duas faixas foi feita com apoio das autoridades competentes.

A intervenção foi realizada pela concessionária CCR, responsável pela via. São duas faixas de rolamento temporárias no canteiro central. A solução foi custeada pela Sabesp.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que realizou o transplante de nove árvores e removeu quatro postes na área onde foi construída a alça provisória de acesso na Marginal Tietê.

Faixa atende demanda, diz CET

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que a fluidez do trânsito na Marginal Tietê no trecho da obra da Sabesp está “dentro da normalidade”.

“O índice diário de lentidão da Marginal nos dias úteis, entre 6h e 20h, de 1º de abril a 9 de maio, foi de 21,09 km. Já no período de 12 de maio a 9 de junho, no mesmo horário, teve índice de 19,47 km”, disse a companhia, em nota.

Os dados, segundo a CET, consideram a lentidão na extensão de todo o viário, sem distinção de sentido, pista ou trecho. “A faixa provisória construída no local tem atendido à demanda de veículos”, finalizou.


Alternativas

  • A CET oferece algumas alternativas aos motoristas que desejam evitar o trecho em obras.
  • Quem tiver como destino a Rodovia Castelo Branco e a Marginal Pinheiros pode utilizar a região da Lapa, seguindo pela Ponte da Freguesia do Ó, Av. Ermano Marchetti, Rua Nossa Senhora da Lapa, Rua Pio XI, Av. Cerro Corá, Av. Queiroz Filho e Ponte do Jaguaré.
  • Outras opções de caminhos alternativos são a Ligação Leste/Oeste e o Minianel Viário para acessar a Marginal Pinheiros e a zona sul.

A ocorrência também está sendo informada aos motoristas nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) dispostos no sentido Castelo Branco da Marginal Tietê, desde os acessos às principais rodovias. Além disso, painéis nas avenidas Salim Farah Maluf e Aricanduva também alertam os motoristas de que há interferência na pista central.

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