Relator da PEC da Segurança, o deputado Mendonça Filho (União-PE) falou, por telefone, com o ex-ministro da Justiça Ricardo Lewandowski na manhã desta segunda-feira (12/1).
À coluna, o deputado afirmou que ligou para o ex-ministro porque os dois não conversavam desde a saída de Lewandowski do governo, na semana passada.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski
STF / Divulgação

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, concede coletiva
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), relator da PEC da Segurança
Renato Araújo / Câmara dos Deputados

O relator da PEC da Segurança, Mendonça Filho
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
“Não tínhamos nos falado desde a saída dele. Falamos sobre isso”, declarou o parlamentar.
A ligação ocorreu em meio à declaração do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), ao jornal Valor Econômico, em entrevista concedida nesta segunda-feira.
Ao jornal, Guimarães disse que a proposta havia “subido no telhado”. O deputado também chegou a dizer que a proposta não deve ser aprovada na Casa.
Após a repercussão negativa dentro do governo, o líder recuou e escreveu no X que a matéria segue como prioridade do Palácio do Planalto, apesar de ajustes ainda necessários no texto.
“A pec da segurança continua sendo uma das prioridades do nosso governo para 2026. No entanto temos que melhorar a proposta do relator e aproximá-la da proposta do governo. Além da PEC a escala 6X1 são nossas prioridades para o semestre”, escreveu o deputado nas redes sociais.