O fim de semana será agitado no Distrito Federal. A programação da capital federal neste sábado (21/2) inclui diversos bloquinhos de rua, apresentações artísticas e programações variadas, para agradar a todos os gostos. Confira.
Para este sábado (21/2), a agenda conta com quatro blocos de rua, além de visitações em museus, programação de cinema e atividades infantis.
Blocos carnavalescos
- Bloco Maria Vai Casoutras, das 13h às 21h, no estacionamento do parque Ana Lídia;
- Bloco Calango Alternativo, das 14h às 23h, na QN 302, conjunto 8, em Samambaia Sul;
- Bloco Joaninha 2026, das 12h às 20h, no estacionamento do Centro Cultural do Taguaparque; e
- Ressaca do Carnaval, das 16h às 0h, no Núcleo Bandeirante.
Infantil
O Teatro Nacional Claudio Santoro aposta em uma programação especial para toda a família, com o evento Ressaquinha em Cena, que conta com atividades artísticas como pintura de rosto, balão mania, personagens vivos, brinquedos infláveis e espaço de experimentação sensorial. O evento ocorre neste sábado (21/2), das 14h às 17h, com entrada gratuita, mediante a retirada dos ingressos pelo site do sympla.
Cinema
Aos cinéfilos, a pedida é a Mostra Oscar 2026, no Cine Brasília. A programação conta com os filmes estreantes Coração de Lutador — The Smashing Machine e A Hora do Mal, além de novas sessões de O Agente Secreto, Foi Apenas um Acidente, Valor Sentimental, Pecadores, Frankenstein, Sonhos de Trem, Sirât, A Meia-Irmã Feia, Jurassic World: Recomeço e Zootopia 2. Veja a programação completa dos filmes no site do Cine Brasília.
Os moradores de São Sebastião também poderão aproveitar a programação cinematográfica com o Cine Funn, que passará pela região neste sábado (21/2), com sessões gratuitas de curtas e longas-metragens.
Museu
O Memorial dos Povos Indígenas também promove uma programação de ressaca de Carnaval. Localizado no Eixo Monumental, o museu recebe o projeto educativo Arandu: Ouvir o Tempo, com atividades até o final de março. Neste sábado (21/2), a partir das 11h, o espaço teá atividades de leitura de imagens.
Para os interessados em artes visuais, o Museu de Arte de Brasília (MAB) promove uma visita guiada neste sábado, às 16h, quando serão apresentadas as exposições Imagem Arkhé, Fazer o Quilo, A Erosão Inevitável do Tempo e Imagem Escrita Palavra Pintada. O evento ficará disponível até 1º de março.
Parque
O Jardim Botânico de Brasília (JBB) também está entre as opções de lazer. Com funcionamento das 8h30 às 17h, o ingresso custa R$ 5 por pessoa, de terça a sábado; aos domingos, é gratuito, pelo programa Lazer para Todos.
Clima para o DF
Com tantas atividades distintas é importante estar preparado para o clima do fim de semana para poder aproveitar as atrações. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital deve enfrentar dias de tempo fechado e com possibilidade de ocorrência de chuva. Para este sábado (21/2), a tendência é de céu bastante nublado e precipitações ao longo do dia.
As temperaturas mínimas devem permanecer na faixa dos 19 °C, enquanto as máximas não devem ultrapassar os 27 °C.
Segundo o órgão, são esperadas chuvas contínuas, com pancadas pontualmente fortes, principalmente no período da tarde. Os volumes previstos podem variar entre 50 e 100 milímetros por dia.
Atualmente, o DF está sob aviso de perigo para chuvas intensas, válido até este sábado (21/2). Os alertas são reavaliados diariamente e podem ser prorrogados ou alterados, conforme as condições meteorológicas.
Diante do cenário, a orientação é que a população redobre a atenção em áreas com histórico de alagamentos, enxurradas e quedas de energia.
Alterações no trânsito
Os motoristas devem ficar atentos neste fim de semana em relação ao trânsito. Com a realização de eventos em diferentes regiões administrativas, o tráfego no Distrito Federal passará por alterações para garantir a segurança de pedestres e condutores.
Em Taguatinga, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará intervenções nas proximidades do Taguaparque por causa do Bloco Joaninha, que ocorre neste sábado (21/2), das 12h às 20h, no estacionamento do Centro Cultural do parque.
As equipes de fiscalização vão reforçar a sinalização na via principal do Taguaparque, em frente à administração, para coibir os crimes e irregularidades de trânsito.
Durante o evento, agentes do Detran-DF e do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) também farão patrulhamento nas vias adjacentes, com o objetivo de manter a fluidez do tráfego e assegurar a segurança viária.