O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte confirmou, na noite desta quinta-feira (5/2), o rebaixamento do América de Natal e Potyguar Seridoense para a segunda divisão do Campeonato Potiguar, pela escalação irregular de atletas nas partidas da competição.
O América foi punido com a perda de nove pontos, por três vitórias conquistadas em partidas onde o jogador Elias Victor Conceição dos Santos foi escalado, além de mais nove pontos pela punição em cada confronto. Desta maneira, o rubro-negro potiguar perdeu 18 pontos.
Já o Potyguar perdeu 12 pontos, por quatro jogos onde os atletas Fabrício Cabral da Silva e Caio Vinícius da Cruz Lima foram escalados de maneira irregular, bem como três pontos conquistados em uma vitória dessas quatro partidas, totalizando 15 pontos.
Os clubes também foram punidos com multas de R$ 15 mil, para o América, e R$ 2 mil, para o Potyguar Seridoense.
As perdas de pontos e as multas foram baseadas no Artigo 212, parágrafos I e III, e Artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
Como fica o campeonato?
Resta apenas uma rodada para o fim da primeira fase. Com a punição, o América fica com -4 pontos, enquanto o Potyguar Seridoense vai para a lanterna com -12. O Globo FC é o 6º colocado, com dois pontos ganhos.
Desta maneira, mesmo que o América vença o Santa Cruz de Natal, só pode chegar a -1 ponto. Assim, o rebaixamento dos dois clubes para a segunda divisão local está confirmado.
Confira a classificação do Campeonato Potiguar:
1. ABC – 14 pontos
2. QFC – 13 pontos
3. Potiguar de Mossoró – 11 pontos
4. Santa Cruz de Natal – 5 pontos
5. Laguna – 4 pontos
6. Globo – 2 pontos
7. América – -4 pontos
8. Potyguar Seridoense – -12 pontos