Search
Close this search box.
  • Home
  • Saúde
  • Nutricionista lista melhores alimentos para quem tem intestino preso

Nutricionista lista melhores alimentos para quem tem intestino preso

A constipação ou intestino preso, condição que afeta milhões de pessoas no Brasil, é causada principalmente pela baixa ingestão de fibras, presentes nas frutas e nos vegetais. Sedentarismo, estresse, ansiedade e até alguns medicamentos também podem desencadear o quadro.

Os principais sintomas de intestino preso incluem evacuações menos frequentes, menos de três vezes por semana; fezes duras e secas; esforço excessivo para evacuar; sensação de que o intestino não está “vazio” o suficiente; inchaço abdominal, gases e cólicas.

“O nosso intestino é igual uma digital, cada um tem o seu. Por isso, não existe uma regra específica para explicar os casos de constipação. Algumas pessoas podem comer super bem, mas ainda assim ter o intestino preso por outras razões, como a falta de hidratação”, afirma o nutricionista Guilherme de Jesus, de São Paulo.

Principais alimentos que soltam o intestino

Os alimentos que ajudam a resolver o intestino preso, no geral, costumam ser ricos em fibras, principalmente as que se dissolvem em água. No corpo, essas fibras aumentam o volume das fezes e deixam tudo mais macio, o que facilita a evacuação.

Alguns alimentos também estimulam o próprio intestino a se movimentar, fazendo com que as fezes avancem de um jeito mais fácil. Confira algumas opções:

  • Mamão;
  • Ameixa;
  • Kiwi;
  • Aveia;
  • Linhaça;
  • Chia;
  • Feijão;
  • Folhosos, como alface e rúcula;
  • Vegetais, como brócolis;
As frutas são as melhores opções para casos de intestino preso

Fibras ajudam, mas não fazem tudo sozinhas

Apesar das fibras terem um papel fundamental no funcionamento do intestino, elas não fazem tudo sozinhas. Para que elas cumpram a sua função, é preciso que o corpo esteja bem hidratado. Sem água suficiente, o efeito pode, na verdade, ser oposto do que é esperado, com fezes ainda mais ressecadas.

O consumo das fibras também precisa ser feito de forma regular. Comer muitas frutas, vegetais ou grãos só em alguns dias da semana não costuma trazer bons resultados. Por isso, os especialistas defendem que é muito importante que esses alimentos façam parte da rotina do paciente.

“Ao acordar, por exemplo, uma outra dica além da ingestão de frutas é ingerir copo de água de 200 ml ainda em jejum. Isso facilita as funções do organismo, inclusive o funcionamento do intestino”, defende a nutricionista Ana Paula Braun, de São Paulo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Zé Rafael faz 1 x 0 para o Santos contra o São Paulo; acompanhe

Clássico paulista. Nesta quarta-feira (4/2), Santos e São Paulo estão se enfrentando na Vila Belmiro…

Dino autoriza mineração sob controle indígena em terras demarcadas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nessa terça-feira (3/2), em decisão…

Dólar mantém-se estável e Bolsa desaba com queda de ações dos bancos

O dólar apresentou estabilidade, com zero de variação frente ao real, cotado a R$ 5,25,…