A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira, (20/1), operação para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Segundo a investigação, os criminosos traziam cocaína de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para São Paulo.
São cumpridos 12 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, nas cidades de Piracicaba, Limeira, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Botucatu, no interior, além da capital paulista e Corumbá, no Mato Grosso do Sul.
Alguns dos integrantes da organização criminosa são membros do PCC. Parte dos envolvidos já está presa em razão de mandados de prisão preventiva, flagrantes e condenações definitivas por tráfico de drogas anteriores.
A investigação iniciou após prisões em flagrante ocorridas em janeiro de 2025, na cidade de Limeira. Na ocasião, foram detidas 15 pessoas e apreendidos aproximadamente 17 Kg de cocaína. Entre as pessoas que transportavam a droga em seu organismo, havia dois adolescentes, com documentos falsos, e uma gestante.
A PF apurou que os criminosos traziam a cocaína de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Acondicionada em cápsulas, a droga era ingerida por pessoas que seguiam de ônibus até São Paulo. Dali elas eram levadas de carro para chácaras no interior do estado, onde expeliam a droga, que era distribuída aos pontos de venda.