Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Fraudes no INSS: Juiz reforça suspensão de descontos em favor da Contag

Fraudes no INSS: Juiz reforça suspensão de descontos em favor da Contag

Uma decisão do juiz Waldemar Claudio de Carvalho, da 14ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, mandou suspender “imediatamente” qualquer desconto associativo por parte do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em favor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Na prática isso já tem ocorrido, por iniciativa do governo, desde que vieram à tona as denúncias da operação “Sem Desconto”, da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que apura fraudes no INSS.

A decisão desta sexta-feira (9) é uma resposta a ação proposta pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). No processo, o parlamentar fez três pedidos: o afastamento do então ministro da Previdência, Carlos Lupi; o impedimento de que Lupi tivesse acesso a documentos do INSS; e a suspensão de um ofício de 2023 que permitiu o desbloqueio irregular de benefícios por parte da Contag.

As duas primeiras demandas foram consideradas prejudicadas, uma vez que o ministro pediu demissão do cargo no dia 2 de maio. O terceiro item foi acatado.

“Tal situação não apenas fere o ordenamento jurídico, mas produz dano moral coletivo e institucional, ao corroer a confiança no sistema de proteção previdenciária e na integridade da administração pública”, escreveu o juiz.

De acordo com o processo, dois anos atrás, o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, expediu um ofício autorizando, em bloco, o “desbloqueio” de 32.337 benefícios para inclusão de descontos requeridos pela Contag — providência que contrariava pareceres técnicos da própria autarquia.

“Esse atalho normativo viabilizou a cobrança de mensalidades sem qualquer prova de autorização prévia dos beneficiários, circunstância que a própria auditoria-geral do INSS classificou como procedimento ilícito”, justificou Nikolas Ferreira na petição inicial.

A CNN tenta contato com a Contag, que ainda pode recorrer da decisão.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Urgência emocional” pode explicar ataque hacker ao CNJ, diz especialista

O phising, golpe utilizado pelos hackers que fraudaram sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),…

Policial militar do Rio é preso suspeito de estupro, roubo e extorsão

O preso foi identificado como Lucas de Sousa Mathias, de 31 anos. Prisão ocorreu durante…

Carro pega fogo em Águas Claras e assusta moradores

Um carro pegou fogo, na noite desta quinta-feira (5/2), em Águas Claras, próximo à estação…