Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Moraes manda PGR se manifestar sobre domiciliar de Collor

Moraes manda PGR se manifestar sobre domiciliar de Collor

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o pedido da defesa de Fernando Collor para que o ex-presidente cumpra prisão domiciliar. O prazo de resposta da PGR é de cinco dias.

Segundo os advogados, Collor possui comorbidades que necessitam de atenção médica frequente, como doença de Parkinson, transtorno afetivo bipolar e apneia do sono.

Mais cedo, a defesa obedeceu uma ordem de Moraes e enviou o histórico médico do político ao Supremo.

A condição de saúde de Collor e sua idade, de 75 anos, haviam sido argumentos da equipe dele para solicitar a domiciliar.

Em audiência de custódia, no entanto, o ex-presidente negou problemas médicos e uso diário de remédios.

Dessa forma, o STF determinou maior documentação para analisar o caso.

Como a CNN apurou, a tendência é que a Corte conceda a domiciliar para Collor, levando em conta a idade e os problemas médicos listados pela defesa.

Entenda

Moraes, relator do caso, pediu a prisão imediata do ex-presidente na quinta-feira (24), após rejeitar o segundo recurso da defesa de Collor, que foi condenado — em maio de 2023 — a oito anos e dez meses de prisão por participação em esquema de corrupção na BR Distribuidora, atual Vibra.

Neste segundo recurso, a defesa que fosse considerada a pena sugerida pelos ministros que votaram por punições mais leves durante sua condenação em 2023: André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

Na decisão, Moraes afirmou que esse tipo de pedido só é aceito quando ao menos quatro ministros votam pela absolvição total, o que não aconteceu, nem mesmo se os crimes forem analisados separadamente.

Na sexta-feira (25), a determinação do relator foi ao plenário virtual para ser aprovada pelos demais ministros, mas o julgamento teve paralisação quando Gilmar Mendes pediu vista.

O ministro retirou o pedido depois e o caso voltou à votação on-line na segunda-feira (28). O julgamento terminou com placar de 6×4 para aprovar a decisão de Moraes.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Liniker e o medo da solidão

A trajetória de Liniker é uma busca constante pela própria identidade e pelo afeto seguro.…

Homem morre após contrair raiva transmitida por órgão doado

A morte de um homem após receber um rim infectado pelo vírus da raiva reacendeu…

Ambulante morre após ser atacado por 10 cães dentro de chácara

Um homem morreu após ser atacado por um grupo de dez cachorros, na quinta-feira (4/7),…