Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Lewandowski é esperado em audiência de comissão da Câmara nesta terça

Lewandowski é esperado em audiência de comissão da Câmara nesta terça

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, é esperado nesta terça-feira (29) em uma audiência da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados.

A reunião foi convocada para discutir o planejamento da pasta para 2025 e esclarecer declarações recentes do ministro que repercutiram na imprensa. 

O encontro atende a um requerimento assinado por dez parlamentares da oposição, incluindo o presidente do colegiado, o deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP). Os deputados cobram explicações sobre uma fala de Lewandowski.

Em março, durante uma palestra sobre o impacto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, o ministro comentou sobre a forma em que a polícia executa prisões de maneira equivocada. “A polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar”, disse na ocasião.

A declaração gerou grandes repercussões. A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) chegou a publicar uma nota na época, repudiando a fala do ministro. 

Os parlamentares que estarão presentes também se manifestaram no requerimento enviado à comissão. 

O deputado Zucco (PL-RS), líder da oposição, afirmou que a fala do ministro “descredibiliza o trabalho das forças de segurança” e “ignora as complexidades do sistema de justiça criminal”. 

Já o deputado Marcos Pollon (PL-MS) disse que “ao invés de desqualificar a atuação policial, é esperado que o ministro proponha diretrizes eficazes para a melhoria do sistema de justiça criminal como um todo”.

Apesar das críticas, a audiência também deve abordar os planos do governo federal para fortalecer a segurança pública. 

O debate ocorre poucos dias após a oficialização da entrega da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública ao Congresso Nacional, elaborada pela equipe de Lewandowski e tratada como uma das prioridades do governo federal. 

“O comparecimento do ministro permitirá um debate transparente e produtivo sobre o planejamento do governo para enfrentar os desafios da segurança pública e contribuirá para a construção de políticas mais eficazes para a proteção da população brasileira”, afirmou Bilynskyj. 

A PEC da Segurança Pública tem como principal objetivo unificar o combate ao crime organizado, promovendo ações coordenadas entre a União, os estados e os municípios. 

*Sob supervisão de Douglas Porto

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Liniker e o medo da solidão

A trajetória de Liniker é uma busca constante pela própria identidade e pelo afeto seguro.…

Homem morre após contrair raiva transmitida por órgão doado

A morte de um homem após receber um rim infectado pelo vírus da raiva reacendeu…

Ambulante morre após ser atacado por 10 cães dentro de chácara

Um homem morreu após ser atacado por um grupo de dez cachorros, na quinta-feira (4/7),…